[GTER] PTT-DF

Roberto Alcântara roberto at eletronica.org
Thu Oct 1 16:34:07 -03 2015

Em órgãos que precisam de licitação existe dois probleminhas que precisam
ser contornados:

1. Se for contratação do transporte, justificar que esse custo vai valer a
pena (leia-se ser mais barato que comprar transito - comparando com a banda
que vai "economizar").
2. Se for para a empresa manter a rede de fibra própria, o custo desse
investimento e a manutenção x retorno (leia-se economia do trânsito
comprado para a Internet).

A não ser no caso de IX em SP, que talvez dê para estimar uma "economia"
(eu sei) de trânsito, é complicado justificar apenas pelo fator "melhorar a
qualidade regional", porque também é difícil de mensurar isso (aonde estão
seus clientes?). E se forem no Brasil inteiro?

Que dá para fazer, dá. Mas dá um trabalho grande na burocracia p/
justificar esse tipo de coisa, diferente de comprar trânsito simplesmente
(e provavelmente em vários casos é melhor comprar transito de 3 operadoras
grandes e pronto, você estará bem conectado para a maioria do país).

Há, e existe limite para renovação contratual: suspeito que o BB não tenha
nenhum contrato a mais de 5 anos em vigência - se fosse órgão público
federal eu teria certeza.