[GTER] Requisitar bloco IPv6 /48 para empresa cliente final

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Nov 26 16:22:38 -02 2015

> Boa tarde pessoal.
>
> Desculpem se as questões sãp muito simples ou inapropriadas para esta
> lista, mas pesquisei e não encontrei a resposta.
>
> Minha empresa não é AS nem provedora de internet. Podemos solicitar um
> bloco IPv6 /48 próprio para que nunca mais precisemos mudar o endereçamento
> posteriormente? Qualquer provedor seria capaz de "respeitar" nosso bloco
> nesse caso ou para isso é necessário ser AS e contratar trânsito?

Você pode solicitar como usuário final, mesmo sem ser AS e sem se tornar
AS, o que você com um só fornecedor não teria mesmo como justificar. Notar
que recurso de numeração tem custo quer você seja ou não um AS... neste ano
para usuário final custou R$5750 iniciais com renovação anual de R$1380
(que irá aumentar por causa do dólar).

Não dá para afirmar que qualquer provedor poderia usar esse bloco pois
depende da política interna de cada um, mas em tese qualquer um poderia
anunciar o seu bloco originado no AS do provedor.

Rubens