[GTER] L-100 com FreeBSD e FastNetMon

Cassiano Peixoto peixotocassiano at gmail.com
Tue Nov 24 09:34:16 -02 2015

Marcio, bom dia.

Eu tenho tido alguns problemas com mpd também, e acredito que possa ser
algo no software relacionado a instrução de compilação com o hardware. O
FreeBSD coloca diversas flags default de compilação que pode gerar
incompatibilidade com o software.

Inclusive eu abri uma thread a respeito em:
https://sourceforge.net/p/mpd/discussion/44693/thread/7773c7a6/

Márcio, a primeira coisa que eu sugiro já que você está tendo kernel panic
é habilitar o debug mode do FreeBSD para fazer um trace do core gerado do
kernel.

Para isso faça o seguinte:

Compile seu kernel com o seguinte suporte:
makeoptions     DEBUG=-g                # Build kernel with gdb(1) debug
symbols
options         KDB                     # Enable kernel debugger support.
options         KDB_TRACE               # Print a stack trace for a panic.

Depois:
mkdir /var/crash
chmod 700 /var/crash

Edite seu rc.conf e coloque:
dumpdev="AUTO"            # Device to crashdump to (device name, AUTO, or
NO).
dumpdir="/var/crash"    # Directory where crash dumps are to be stored
savecore_flags="-m 10"

Quando gerar o crash do panic ele vai ser colocado em /var/crash, para
debugar execute:

# cd /usr/obj/usr/src/sys/SEUKERNEL
# kgdb kernel.debug /var/crash/vmcore.0

Envie o output. É muito dificil falar que é um problema em hardware sem
avaliar adequadamente o debug.