[GTER] Registro de conexões - Marco Civil

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Wed Nov 11 13:46:22 -02 2015

Certamente Roberto.
Guarda o log quem é responsável pelo servidor. Se é um servidor
compartilhado o Datacenter que provem o serviço é quem tem que guardar
os logs. Se é um servidor dedicado, físico ou virtual a pessoa que
contrata. Em resumo, aquele que é responsável pelo conteúdo. Mais
especificamente quem controla por exemplo o servidor web e as
ferramentas de log.
Sobre quais protocolos no meu entender são todos aqueles que possuem
caráter de acesso,serviço e utilidade pública (Facebook, Google
Services, e-Commerce, etc - na maioria dos casos HTTP e Email). Se você
tem SSH/RDP aberto ou um ERP ou CRM porém só é utilizado por pessoas de
uma empresa, os logs daquele acesso só servem à própria empresa para
identificar para si ataques ou acessos não autorizados.
A guarda pode ser feita em qualquer tipo de storage que a empresa
considerar adequado, desde seja mantido em sigilo e não compartilhado
com terceiros como diz o Art.7, VII do MC. O mesmo artigo fala sobre dar
informações claras ao usuário sobre a coleta de dados, uso,
armazenamento, etc.

Um dúvida que talvez surja é se o desenvolvedor que paga por algumas VPS
para executar seu trabalho tem que guardar os logs. De acordo com o Art.
15 não, a não ser que ele seja ME e hospede também websites para seus
clientes. Diz lá no Art. 15 "/provedor de aplicações de internet
constituído na forma de pessoa jurídica e que exerça essa atividade de
forma organizada, profissionalmente e com fins econômicos/ /deverá
manter os respectivos registros de acesso a aplicações de internet/".

Fernando