[GTER] DataCenter USA + BGP

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Nov 11 08:48:59 -02 2015

> Esse problema apontado pelo link é de alguém vir pegar blocos aqui ou
> vice-versa. Nós estamos falando em somente anunciar um bloco já alocado,
> nenhum recurso novo.

Não há diferença real entre esses dois casos. Por exemplo, um provedor de
cloud global pode pedir um bloco para usar aqui, começar usando aqui, e um
tempo depois começar a usar lá fora.

Porque o NIC tem de ficar sabendo em quais países iremos anunciar nossos
> CIDRs?

Porque o documento que você preencheu inicialmente tinha um cenário
completamente diferente e esse fator país é um dos pontos de análise que
poderia ter levado a aceitação ou não do pedido original.

> Aliás, isso é problema de outro RIR, quem teria de fazer algum
> controle são eles, certo?

Não, cada RIR controla os recursos próprios do RIR para compliance com as
políticas do RIR. Se o recurso é daqui, o controle é feito aqui.

> Mas vamos lá, pois fiquei curioso: quais foram os procedimentos que o
> Google/Akamai/Microsoft/Netflix tiveram de fazer para anunciar seus blocos
> na nossa região? Realmente fizeram o procedimento?

Ao que eu lembre nem o ARIN nem o RIPE estabeleceram esse tipo de restrição
de uso em suas políticas. Cada região tem suas próprias políticas, e é
bastante comum em governança Internet (não só de recursos de numeração) que
regiões em desenvolvimento tenham políticas distintas de regiões
desenvolvidas. O exemplo da Microsoft ilustra bem o motivo.

Rubens