[GTER] BGP - Redundancia

Félix fprasera at gmail.com
Mon May 25 17:47:05 -03 2015

    Boa tarde.

    O fato do link da OI ter caido e não ter trocado para o outro link pode
ser porque a conexão do bgp continuou estabelecida mas a banda foi afetada e
com isso as rotas não foram alteradas. As vezes é preciso desativar
completamente a conexão para que o bgp entenda que a conexão caiu.
    Pela minha experiencia divulgar uma rede mais especifica para cada link,
faz com que quando um dos links caia, demore um pouco a mais (cerca de 5
minutos) para que essa rede mais especifica seja removida de todos os
roteadores da internet e eles aprendam a rota menos especifica e tudo volte
a funcionar.
    No seu caso eu divulgaria apenas a rede /22 para os dois links e depois
se necessário utilizaria prepend no link com maior consumo caso precisa-se
balancear o trafego.

    Félix