[GTER] RES: RES: PTT Fortaleza - Não faria sentido o seu fortalecimento logo ?

Humberto Galiza humbertogaliza at gmail.com
Wed May 20 18:22:22 -03 2015

Saudações,

Muito fácil pedir a A ou B que já tem um nó do cache instalado, para,
simplesmente, liberar esse conteúdo para todos, não? Todavia, o fato é
que não existe almoço grátis: se algum dos citados provedores resolver
"abrir" o cache do Google/Akamai/whatever em qualquer PTT, alguém vai
precisar ajudá-los a pagar a conta do trânsito usado para alimentar o
cache, certo? Afinal de contas o cache da CDN não é autossuficiente,
dado que o conteúdo é dinâmico...

Por isso, ao meu ver há três alternativas:
1) A empresa (Google, Akamai, Netflix, XYZ CDN, etc) entra no PTT
local e coloca um cache lá para uso comum; mais díficil tendo em vista
que demada investimentos, etc, etc...;

2) O provedor que já possui uma das CDN's pode ofertar esse conteúdo
no PTT mediante um valor para ressarcir seus custos operacionais; mais
simples tecnicamente e mais factível; pode ser feito com VLANs
bilaterais entre os interessados o  'owner' do nó da cdn;

3) Os provedores interessados podem se juntar, justificar a demanda de
tráfego ao Google/Akamai/Whatever CDN, e dividir o custo do trânsito
usado para alimentar o cache e bem como a infraestrutura de suporte;
solução ideal, mas que depende de coordenação entre os provedores em
prol de um bem comum.

Abs,

Humberto Galiza