[GTER] Sistemas de Cache X MCI

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue May 19 14:39:05 -03 2015

> [...]
> //§ 1o A discriminação ou degradação do tráfego será regulamentada nos
> termos das atribuições privativas do Presidente da República previstas no
> inciso IV do art. 84 da Constituição Federal, para a fiel execução desta
> Lei, ouvidos o Comitê Gestor da Internet e a Agência Nacional de
> Telecomunicações, e somente poderá decorrer de://
> //I - requisitos técnicos indispensáveis à prestação adequada dos serviços
> e aplicações; e//
> //II - priorização de serviços de emergência./"
>
> Ao que me parece o Cache não se encaixa em nenhum dos dois itens.

Depende do cenário. Em acesso via satélite é um requisito técnico
indispensável à prestação adequada dos serviços e aplicações...

> [...]
> em (Y.Y.Y.Y) sem o conhecimento do usuário ele está de alguma forma
> modificando o cabeçalho e enviando o usuário para um lugar diferente de
> onde ele desejava ir inicialmente, mesmo que isso em implique em benefícios
> para sua experiência de conexão.
>
> Nao me levem a mal, sou bastante favorável aos sistemas de cache e acho
> que só traz benefícios quando o conteúdo é HTTP e está disponível
> localmente, mas é realmente difícil entender o que pode e o que não pode em
> um caso como esse que a princípio só traz benefícios aos usuários.

Há outra questão que é o registro de acesso a aplicações, que é vetado;
nada de armazenar log do cache, mesmo que ele seja regulamentado como
requisito indispensável em algum cenário.

Rubens