[GTER] Compartilhamento de Cache no PTT

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon May 18 14:57:42 -03 2015

> Rubens,
>
> Você acha possível discutir dentro do escopo do projeto do PTT um plano bem
> estruturado para alavancar a ativação de CDNs nos PTTs regionais? Com quem
> isso poderia ser discutido?

Será que os relatos que comentei de gente que pegou IPs de membros de
diversos PTTs regionais já não foram exatamente o resultado de algo assim ?
O que muita gente está pedindo pode por acaso já ter acontecido...

> Digo isso porque, entre outras coisas, propus uma discussão sobre uma maior
> abertura do projeto dos PTTs com a comunidade, mas não houve ainda nenhuma
> manifestação por parte de alguém ligado ao projeto. É certo que estamos
> ainda no final de semana, pode ser que essa manifestação venha depois ao
> longo dos próximos dias úteis. Mas gostaria de ouvir a opinião do pessoal
> do NIC.br.

A minha participação na lista é em caráter pessoal, não como funcionário do
NIC.br; além disso, eu não sou funcionário nem do PTT nem da diretoria
responsável pelo projeto, então nada que eu comente aqui se caracteriza
como resposta, também.

O que eu preciso notar é que a proposta foi feita numa lista de discussão
de engenharia e operações de redes no Brasil, não num ambiente de discussão
sobre o PTT; esse ambiente existe e é realizado anualmente, o PTT-Fórum. Eu
não acompanhei as últimas edições, mas quem acompanhou me diz que nenhum
dos temas que está sendo abordado nessas propostas surgidas na GTER nas
últimas semanas surgiu nessas edições do PTT-Fórum. Então os cenários que
levaram a elas surgiram apenas nos últimos meses (o último PTT-Fórum foi em
Novembro), ou já surgiram antes, as pessoas os sentiram mas não se
manifestaram.

Rubens