[GTER] Ajuda sobre IRR RFC4230 RFC 2622

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Thu May 7 14:15:25 -03 2015

"Teoricamente" em trânsitos internacionais é feita filtragem de rotas
baseado em IRR.

Dizem os matusalênicos da internéci que isso realmente acontecia...
Porém, dias de hoje, não ví isso acontecer.

O que eu posso relatar é sobre alguns bancos.
O Bradesco especificamente me aconteceu duas vezes.
 - Blocos virgenzinhos do cliente recém publicados.
 - Ping pra lá, ping pra cá...Tudo lindo.
 - Troca o NAT de navegação, 15 minutos depois o pessoal do financeiro liga:
   - "Não estamos conseguindo acessar o bradesco empresarial...
 - Looking glass daqui, looking Glass dalí... Tudo certo.
 - Volta a alteração do NAT de navegação.
 - Cadastra RADB.
 - Novo teste e tudo lindo...

Coincidência alguns diriam

Menos de um mês depois, outro cliente, mesma historinha.
E nessa em nem cheguei a voltar o NAT.

E para destruir minha própria argumentação:
Já passei por alguns outros clientes onde o cliente não $quis$ cadastrar no
RADB e não houveram problemas.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação