[GTER] Protetor de Surto da UBNT protege também descargas vindas da Atmosfera ?

Rafael Possamai rafael at gav.ufsc.br
Wed May 6 13:59:09 -03 2015

Esse surge protector funciona mais ou menos como um fusivel (eu espero, se
nao a chance de falhar eh mais alta). Eu nao sugiro utilizar antenas
outdoor em uma construcao (especialmente datacenter) que nao tenha um
"terra" muito bem projetado e construido.

Esse aparelho assume que a resistencia do terra seja menor que a
resistencia dos cabos indo para seu equipamento, entao qualquer descarga
seria desviada, o problema eh quando a descarga eh tao grande ( em termos
de corrente eletrica) que o cabo do terra nao eh grosso o suficiente para
levar toda essa corrente pro chao, fazendo com que o "resto" da descarga
saia pela culatra, ou seja, direto pro seu switch.

Vale a pena voce usar um fusivel ethernet em cada porta do switch, e
contrar uma empresa de engenharia para avaliar o terra da construcao.