[GTER] IPs válidos "desperdiçados"

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Mon May 4 14:23:37 -03 2015

Olá Osvaldo. Louvável sua iniciativa, mas concordo com os colegas e
acredito que o ganho será pouco.

Se a sua alocação IPv4 está acabando e você não pode pedir mais a única
outra opção seria mesmo CGNAT por mais indesejável que isso possa ser.
Pelos relatos que foram discutidos aqui o trabalho e os problemas de
suporte que podem ocorrer por se utilizar Discagem On Demand parecem
maiores do que se fizer um CGNAT bem organizado. E voce pode organizar
de uma maneira que aqueles que solicitem um IP público recebam sem custo
adicional. Talvez dessa forma se possa economizar mais do que 20%.
Os problemas causados pelo uso de CGNAT serão resolvidos com o tempo
conforme mais conteúdo seja disponibilizado em IPv6 assim como suporte a
aplicativos, considerando obviamente que você estará fazendo CGNAT+IPv6.

Abraços
Fernando