[GTER] Controle de acesso (era: Duvida elementar sobre PPPoE)

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Mon Mar 30 10:18:15 -03 2015

PPPoE tem muito em comum com outra tecnologia 'controversa', que é o NAT:

- Ambos surgiram para resolver problemas práticos de gente que tinha um
problema para resolver, e (na época) não podia se dar ao luxo de esperar
pela solução perfeita;

- Nenhum dos dois teria sido inventado se não houvessem 'gaps'
significativos de funcionalidades nas pilhas de protocolo disponíveis na
época em que foram inventados;

-Ambos violam princípios de design das redes onde são utilizados,  criando
camadas adicionais onde (em tese) não deveria haver nenhuma;

- Ambos são soluções 100% implementáveis em software, com todos prós e
contras que isso traz.

- Ambos são bons o suficiente, mesmo com todos seus defeitos, o que
incomoda profundamente os defensores de um desenho mais limpo e
'tecnologicamente correto' de rede. Não que eles não tenham suas razões, só
que elas não são suficientes. Como diz o Zen do Python, "practicality beats
purity"...

- Por fim, acusar soluções em software de serem ineficientes economicamente
é um argumento fadado ao fracasso. Que o diga o protocolo IP, que durante
décadas viveu sob a constante ameaça de "não escalar" porque dependia de
software. O bom ia ser o ATM, depois o MPLS, que poderiam teoricamente ser
otimizados mais facilmente em hardware, e por aí vai. Vejam que o MPLS
pegou, mas vive apoiado na infra IP...

Carlos Ribeiro