[GTER] Controle de acesso (era: Duvida elementar sobre PPPoE)

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Mar 30 10:46:42 -03 2015

> Por essas questoes que acho que o PPPOE hoje e a melhor ideia.
> Ele tem muitas coisas prontas,que requerem adaptações ou pesquisas
> adicionais usando outros métodos.

Só que são coisas que se faz uma vez apenas, enquanto o PPPoE carrega o
ônus para todo o funcionamento da rede para sempre (ou até que ele seja
removido).

> Tem bastante  bastante know-how no mercado.

Em SP há muitas pizzarias, e isso não impediu que outras culinárias
aparecessem e fizessem até mais sucesso.

> Vasto suporte no lado do cliente, e conhecimento também de quem presta esse
> suporte( os "micreiros" ) de como resolver problemas.

Pera lá; até agora, estávamos discutindo o caso de PPPoE na CPE. PPPoE
diretamente no computador do cliente é péssimo, especialmente por dar
aquele jeito de "Internet discada" para um acesso fixo.

> O unico ponto negativo que apareceu ate agora foi o concentrador.
> Eu não consegui perceber a vantagem de não usar PPPOE além da "economia" no
> concentrador.

O ponto negativo está na rede toda; o fato de que o CPE consegue lidar com
esse impacto sem precisar de um CPE mais caro é geracional; em algum
momento isso poderá não mais ser verdade, mas nesse ponto o ônus de mudança
se tornará tão alto que será menos pior carregar esse fardo.

Rubens