[GTER] Dwdm passivo + amplificador de sinal

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Fri Mar 27 20:59:55 -03 2015

Bom... Vamos lá. O que você está falando é viável e há quem faça. Mas
alguns cuidados são essenciais.

- Acho que para 55km, 4 dB é pouco. Sugiro uma folga um pouco maior.

- Para enlaces de 1 Gbps, as coisas são mais simples. A partir de 10 Gbps
efeitos como CD e PMD começam a interferir. Ter mais folga no sinal ajuda
mas não estive.

- Você provavelmente precisará de inserir compensadores de dispersão. Com
isso parte da sua margem de atenuação vai embora.

- Estude as diferenças entre usar um amplificador como pré (na recepção) ou
como booster (na transmissão).

- Lembre-se de que é importante ter sinais bem balanceados se for
transportar múltiplos canais.

Isso é o que eu lembro de cabeça agora. Se eu lembrar de mais coisas
comento depois.

Carlos Ribeiro
Ola boas noites...
Gostaria de montar o seguinte cenario:
Lado A e lado B distantes um do outro 90km.
Supondo que a fibra esteja em sua atenuacao dentro dos padroes aceitaveis
para multiplexacao gostaria de saber se e possivel amplificar o sinal
usando uma fibra apenas( tx e rx dentro do mux/demux passivo) em banda C...
Tipo: mux/demux de 8 canais nos dois lados, gbics de 80km c21/51, c22/c52,
e assim sucessivamente ate atingir 80gb ... Ligados a um sw com portas de
10gb em cada lado...
Na saida do mux/demux A um preAmplificador e na chegada do ponto B outro
amplificador...
Gostaria de saber se e possivel fazer cm que o sinal chegue do outro lado
de forma a acender e ficar em um nivel aceitavel sem ter que usar solucoes
ativas de dwdm...
Aqui fiz um teste, coloquei 55km e ficou melhor que os cwdm ... Joguei 2
canais de 10gb e ficou uns 4db do limite da sensibilidade do sfp+.....

Enviado via iPhone 
Grupo Connectoway