[GTER] Dimensionamento Gateway Linux

Fabricio Lima listas at fabriciolima.com.br
Thu Mar 26 09:25:07 -03 2015

ou seja, vc vai _precisar_ do tuning pra aumentar o suporte a tantas portas
abertas pelo NAT.
e pra te tranquilizar sobre performance, faz um cluster de load balance com
2 firewalls usando um IP Virtual..

isso ainda vai dividir a carga da qntd de portas abertas pela metade...

eu nao sei (ou lembro) de nenhuma solucao desta em linux.
recomendo usar CARP no pfSense q seria mais pratico pra ti.
vc gerencia ele pela web.

https://doc.pfsense.org/index.php/Configuring_pfSense_Hardware_Redundancy_%28CARP%29

haproxy, ha.d ou vrrp sao solucoes ativo/passivo, e mesmo q façam
ativo/ativo, vai ser linha de comando pacas, pode te prejudicar.

vc usando pfsense ele ja estará mais tunado pra esta funçao q uma distro
ubuntu q vc use por default

Pessoal, sem defender tecnologias, caso alguem discorde, nao vamos gerar
flames neste topico, estou tentando simplificar, visto q 'compliquei' a
solucao dele com um cluster na frente.

recapitulando:
ou vc usa um linux e dá uma tunada (por causa da qtd de portas)
ou usa 2 firewalls com os servidores apontando default gateway pro ip
virtual, pq assim reduz a necessidade de um tuning tao eficaz, alem de
folgar a carga de processamento.

[ ]'s
Fabricio Lima
When your hammer is C++, everything begins to look like a thumb.