[GTER] Piso elevado

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Tue Mar 24 21:18:00 -03 2015

Insuflamento era interessante quando o ar frio era injetado sob pressão
debaixo do rack, com o ar quente saindo tanto pela frente, como por trás do
rack.

Hoje em dia, com a divisão de corredor quente - corredor frio, não há
necessidade de insuflar o ar por baixo. Usando dutos instalados acima da
linha dos racks, e correndo corredor alternados, o ar frio pode ser
pressurizado dentro do corredor frio, sendo que o ar quente é exaurido pelo
fundo do rack. O sistema é mais eficiente é fácil de manter.

Manter ar frio pressurizado sob o piso gera desperdício de diversas formas,
pois o ar não pode ser conduzido com a mesma precisão, e grande parte da
capacidade térmica é perdida resfriando laje de concreto, cabos, etc. O ar
conduzido por dutos elevados e injetado em um corredor frio hermeticamente
fechado, feito com materiais leves, desperdiça muito menos energia.

Carlos Ribeiro