[GTER] O que deve estar na fronteira externa de um ISP? Firewall + Roteador?

willian pires willian_pires at hotmail.com
Tue Mar 24 13:02:45 -03 2015

Na borda nada.
Desvie via bgp o  "nexthop", roteamento de elementos que precisam de filtragem para um firewall local ai pode serbsd open ou free e linux também, concordo com um amigo que disse que tem que ser state-less, se a regras foremestáticas vc pode até utilizar acl em um switch v1910 que vai fazer muitas regras e não da lag no processamento, ainda mais se for em 1 só sentido.

Se vc ta tomando ataque do tipo udp packet len e bla bla bla, ai vc cai no freebsd com ipfw, mas na mesma lógicacaindo para um bsd router com isso.
Se vc ta tomando ataque da ordem de MPPS ai vc precisa de uma solução bridge com freebsd,NETMAP e placas de rede intel de 10Gb ou chelsio T4/T5.
Aqui eu uso uma solucao assim:
Zabbix tem o ip dos switches e roteadores da rede para monitoramento.Faço um sql que coleta todos os ips, e um script em perl que via snmp pega todos os ipsdaquele host, esse script alimenta um host com freebsd/openbgp que anuncia uma community aos meus routers de borda que devem desviar o trafego de entrada daqueles ips a um fw especifico, assim se um sw meu recebe tentativa de telnet snmp e etc ele ja vai para um fw onde eu filtro e tudo começa novamente.
Abraço.