[GTER] IPTV GPON

Fabiano Ribeiro fabiano.ribeiro at gerenciatec.com.br
Sat Mar 21 00:42:31 -03 2015

Alessandro,

   Não temos uma operação em produção ainda, mas acredito que posso falar
com alguma propriedade.
   Por parte do GPON em si o que você precisa é de uma solução que suporte
uma operação estável de multicast para IPTV, tanto na parte da OLT quanto
da ONU. Fiberhome, Furukawa, Parks são solução testadas que conheço para
esse tipo de serviço.
    No cliente você precisará instalar além da ONU um set-top-box,
conectado através de uma porta na mesma VLAN que seu streaming de IPTV esta
configurada na sua OLT. O set-top-box precisará receber um IP por DHCP para
poder falar com a rede e com o Midleware, que é o software que controla os
pacotes de cada set-top-box, além das informações dos programas e etc...
    Cada canal recebe um IP de multicast, quando o cliente muda de canal na
verdade o set-top-box IP está alterando o ip de recebimento do streaming, e
antes da liberação do canal para o cliente ele consulta o midleware para
saber se há a liberação do canal e etc...
     Não vou entrar em detalhes de como você irá receber esse streaming
multicast pois posso estar fugindo do que você quer nesse e-mail e a
conversa é longa, mas pode ser por head-end próprio ou compartilhado com
alguma outra operadora que irá vender para você, pode receber esse Line-UP
via Satélite ou via Fibra, pode estar comprimido ou não o streaming o que
afeta a qualidade, você pode querer adicionar canais locais além de
contratar canais de terceiros e por isso ter que montar um mini head-end
para isso. Tudo isso depende do seu bolso, necessidade e oferta na sua
região.

Essa é a topologia que estamos pretendendo implementar aqui. Espero ter
ajudado.