[GTER] Roteador de Borda

willian pires willian_pires at hotmail.com
Tue Mar 10 23:21:09 -03 2015

Boa noite,
Com freebsd x86_64 conseguimos chegar ate os 5.5Gbps 2Mpps e paramos por ai.
Hoje estamos com cisco 6504 rsp760 3cbxl 2 portas de 10Gb.
Sao 4 full bgp e sessoes com switches abaixo nossas sessoes de clientes ainda estao nos freebsd que estao agindo comoroute reflectors porem serao migrados para 3845.
Vamos la ao mitos e as verdades do nosso ambiente.
Processamento:Cisco 1 router 7% trafego total agregado 6.26Gbpsx86 3 routers em media 30% cada, total maximo agregado 6Gbps

Memoria:Cisco 80% de uso nossa rsp tem 1Gbx86 vc tem routers com 8Gb ai vira piada.
BGP:Cisco sintaxe padrao e bem facil achar configuracao mesmo para fazer coisas absurdascoim communityes e etc.x86 depende do que vc ta usando eu uso openbgpd porque acho facil, tem nego que acha quagga e vejo o bird como uma otima opcao.
Carga de roteamento:O openbgpd tem um algoritimo de comparacao muito otimizado e isso junto com isolamento de processador e processo conseguiamos carregar um full bgp em 30 segundos.O cisco faz a carga em cpu tambem e leva bem uns 4 minutos.
Forward de pacote, Fib, Rib:E agora que a porra da porca torce o rabo.A latencia de forward com asic e absurdamente baixa e eu posso dizer que eu sou um usuariorazoavelmente avancado e experiente na compilacao de kernel de freebsd e linux.A memoria Tcam presente cisco consegue fazer pesquisa na tabela de roteamento Fib numa velocidadeque nenhuma memoria ddr consegue.
O forward e pacotes em x86 e bom mas nao se compara nem de perto com a performance do asicuma parada que e muito complexa e que com alguns ajustes no linux ou no bsd vc consegue ter 2,3 milhoes de rotas quentes em sua fib.
No overall, use x86 para dominar o bgp na minha opiniao, quando seu ambiente passar de umtamanho determinado "estabeleça previamente esse tamanho" migre para cisco.

Minha opiniao pessoal de novo um bom hardware x86 com placas de rede intel 10Gb, freebsd 9.x e vc fica bem uns 2,3 anos, se quiser colocar e esquecer melhor partir para hardware dedicado.
Lembre-se que que colocar e esquecer e porque vc nao vai poder comprar outra coisa depois que terdito para o dono do provedor que o cisco resolve.
Comece pequeno e va longe ou comece grande e se prepare para muito trabalho.
Uma observacao pessoal, eu coloco sempre o ptt em uma porta separada ou ate em umrouter separado essa porra de em 6 em 6 meses looping de L2 cisco nenhum trabalhe bem com isso.
Nao conheco juniper para opinar.
Abraco.