[GTER] servidor ntp atrás de rede filtrada - como?

João Vitor S jvitorshl at gmail.com
Mon Mar 9 21:58:14 -03 2015

Em 9 de março de 2015 16:23, Danton Nunes <danton.nunes at inexo.com.br>
escreveu:

> On Mon, 9 Mar 2015, João Vitor S wrote:
>
>  Boa tarde,

> hã? e pode isso, Arnaldo?

Pois é. Temos aqui os conselheiros do Marco Civil, pode isso GTER? Não sei
se essa é pro Arnaldo que depende "da regra clara"... se não puder escalo
na ANATEL :) Mas pelo que percebo com Net Virtua, OI, GVT, mesmo quando
empresariam, tem uma série de bloqueios de portas pre marco civil que
continuam a pleno vapor.

Mas não quer desvirtuar o assunto.

>  Uso servidores internos mas os internos estão sem referência e já somam

> um jeito porco é abrir um túnel teredo para a huricane electric e aceder a
> algum servidor público de ntp por ele, por exemplo, os do observatório
> naval dos USA, mas latência de túnel nunca é lá essas coisas.

Pois é, nessa linha que eu não queria atuar, tunelando e mantendo serviço
de pé só pra sincronizar horário.

Ja tentei rodar um servidor ntp proprio em outra porta, mas é incrível

> isso não é nenhum absurdo, 123/UDP é número de porta oficialmente
> designado pelo IANA. Normas técnicas e boas práticas estão aí por um motivo.

Tão comum quanto uma norma técnica (no caso, especificação) ou melhores
práticas, como é o caso de portas e protocolos WKS, é a necessidade de
fugir à regra e as vezes colocar o serviço em outra combinação não WKS.
O sentido do "absurdo" que me referi não foi existir a prática, mas achei
muito estranho não haver opção pra variar isso. Desde velharia como gopher,
whoisd, telnet, ftp, rcp, os daemons podem ouvir em outras portas e os
clientes acessa-las. Esperava a mesma trivialidade pro NTP que ja teria
resolvido meu problema!

>  No momento estou fazendo um tunel sobre ssh que me leva pra um servidor
>>

> não é a melhor coisa do mundo, mas serve. teu servidor interno fica um
> estrato abaixo do servidor intermediário, mas o erro no tempo deve ficar
> pequeno. qual é o maior erro que você pode aceitar?

Não acho que faria diferença pra mim, se tiver uma referência, mesmo que
ela demore pra chegar por estar tunelada, será suficiente pra manter o ntpd
sincronizado.

> através desse túnel você não tem acesso direto aos *.ntp.br?

Sim tenho, é uma VM na Digital Ocean de 10 dólares, pessoal, la rodo NTPD
consultando isc.org e ntp.br, limito acesso a poucos clientes um deles meu
setor de pesquisa aqui na universidade.
O que eu tentei foi colocar esse daemon em outra porta, digamos 12300 e
consultar essa porta. Foi o que não deu certo. Li algo sobre sincronizar
horário usando https e pesquisei a questão do OpenNTP. Mas não consegui
fazer funcionar ainda.