[GTER] servidor ntp atrás de rede filtrada - como?

João Vitor S jvitorshl at gmail.com
Mon Mar 9 16:07:11 -03 2015

Boa tarde,

Uso oi/telemar e eles estão bloqueando UDP/123, desde que isso começou
acontecer estou sem ntpd/ntpdate

Uso servidores internos mas os internos estão sem referência e já somam
algum atraso

Fora brigar com a operadora, que por ser formal é algo moroso e por ser
telemar é mais moroso ainda, o que posso fazer?

Ja tentei rodar um servidor ntp proprio em outra porta, mas é incrível
nenhum daemon ntpd tem opção de ouvir em outra porta senão 123, absurdo
isso, mas se tivesse fui olhar no ntpdate ou em um daemon em modo cliente e
eles também não permitem declarar a porta pra consulta, isso é restrição
rfc ou falta de boa vontade de melhorar um protocolo velho mesmo?

No momento estou fazendo um tunel sobre ssh que me leva pra um servidor
fora da minha rede e la eu tenho um ntpd que sincroniza com ntp.br e eu
sincronizo com ele e sirvo minha rede, no entanto não gosto da ideia e
quero usar algo publico

A opção do OpenNTPd que permite usar uma URL https resolve meu problema?
ele sincroniza horario por HTTPS? se sim alguem pode me ajudar pois não
consegui, sempre que dou ntpctl status ficam clock unsynced

Aguardo sugestões além de tunel ssh/ssl que são na política do meu campus,
uma técnica furtiva de bypass de firewall e que deve ser evitada e o IDS
fica apitando eu tenho que dar satisfação do porque estou fazendo a partir
do meu setor de pesquisa

Obrigado.