[GTER] Aumento de Energia para DataCenter

Renato Frederick renato at frederick.eti.br
Wed Mar 4 08:11:52 -03 2015

HD de sobra no servidor local? você pode formatar e usa para armazenar
máquinas, mas elas não farão HA, DRS, etc, etc, pois os outros
servidores pertencentes ao cluster não conseguirão acessar o arquivo da
máquina virtual, caso o servidor com o disco local queime.

Pode é instalar em uma máquina um FreeNAS em um flash card, colocar
todos os discos que sobraram nela e compartilhar via iscsi e/ou NFS
todos os discos, fazendo um tipo de storage mais lento, seja para mais
uma alternativa de backup, ou para hospedar máquinas que não requerem
muita velocidade de disco.

Dá para também mandar o vmware ir desligando e ligando hosts conforme
eles ficam idle, ótima opção para economizar mais ainda.