[GTER] Roteador de Borda

Jefferson Gondek jefferson.gondek at iveloz.net.br
Mon Mar 2 17:43:00 -03 2015

Olá Rafael,

  Se você levar em conta o orçamento, acredito que boa parte vai te recomendar uma máquina com um excelente hardware (placa mãe com bom cache, memória, processador, HD SSD, Placas e1000 ou 10G), com um FreeBSD e Quagga. Aqui na empresa temos um rodando em torno de 1,2Gb com 3 Full + PTT e tá rodando bem.

  No caso de uma solução a longo prazo sem que nada te deixe na mão, aí sim você iria para o MX5 que durante um bom tempo não irá precisar mexer nisso. Claro que tudo depende do crescimento da sua rede.

  Tanto a máquina quanto a caixa, você precisa primeiro planejar e prever o crescimento da sua rede e a demanda de link que os equipamentos estarão submetidos. Poderia te recomendar um PC, mas se você pretende atender umas 3 cidades na sua região, com uns 700 clientes em cada, minha solução pode não comportar sua rede da maneira que deseja.

  Com relação a CCR, o pessoal da Mikrotik está revisando a parte de BGP para a v7, então acredito que CCR ainda não seja uma boa solução para uma borda estável a largo consumo.

  Posta ae sua rede e o que pretende rodar nela (clientes, links, consumo, cache, ....) que talvez o pessoal aqui consiga lhe ajudar mais "pontuado"...

Att,

Jefferson Gondek