[GTER] DDoS - Protecao para fornecedores de Transito IP

Wilson R Lopes wilsonlopes00 at gmail.com
Sun Jun 28 19:49:59 -03 2015

Boa noite senhores,

o serviço de clean pipe das operadoras no BR que eu conheço funcionam
bem e tem alta capacidade de mitigação devido a infra distribuida,
que pode "limpar" por exemplo parte do ataque em cleaning centers já
na entrada do seu backbone nos EUA e parte em cleaning centers
distribuidos no seu backbone no BR.

Uma coisa que faz muita diferença é a interação do cliente com a
operadora, deixando a operadora conhecer os serviços que cada ip/bloco
da sua rede serve e também o cliente indicar quais mitigações podem
ser aplicadas como templates para agilizar no bloqueio do ataque.

A mitigação sempre deve ser o mais "proativa" possível, por exemplo,
dropando todo o tráfego udp para um determinado ip ou bloco quando um
ataque começa, se neste ip ou bloco você não tem nenhum serviço udp.
Caso contrário o ataque pode começar com amplificação ntp, depois
entra ssdp, dns, snmp etc, e neste tempo em que fica-se adicionando os
filtros apenas depois de detectado o ataque, seus uplinks estarão
saturados. Acredito que por isso alguns clientes de clean pipe podem
ter uma má impressão do serviço.

Abs.
Wilson.