[GTER] Aplicação para Source-Based Remotely Triggered Black Hole Filtering

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Jun 22 14:25:41 -03 2015

Cara, muitos IPS snooping-based trabalham do jeito que você está falando.

Ele fica olhando para tráfego e ao identificar um padrão de ataque ele
anuncia uma rota para:
 - "chamar" o trafego para ele
 - falar para o border enviar o tráfego para Black-Hole.

Até aí não existe nada de muito novo e impossível.
Muitos equipamentos fazem isso...

O galho está na atuação em relação ao source. E por vários motivos:

1- Se tiver que bloquear pelo source, mesmo que seja uma outra caixa que vá
analisar o gatilho disso, o router que vai fazer esse bloqueio não vai
poder estar fazendo roteamento seco, olhando apenas para o destino.
Ele vai ter que olhar para a origem, e isso significa uma redução bem
significativa de performance em um border.

2- Com DDoS, isso torna-se inviável... Com as políticas de filtragem anti
spoofing cada vez mais furadas nessa nossa internet, em pouco tempo você
vai ter meia internet na tua lista de filtragem.

3- Nesse nível, você já não está mais falando de Roteador, e sim de
Firewall, e misturar as coisas não é nada aconselhável. Existem ferramentas
muito poderosas que podem inclusive interagir com a aplicação(Ex.: Falha de
Authenticação) para resolver isso para você. Mas aí você já não está mais
no roteamento, concorda?

E por aí vai...

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação