[GTER] Wireless captive portal

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Wed Jun 10 09:20:50 -03 2015

> Vai de ruckus, a controladora tem captive portal também.

A parte legal também é uma dúvida minha, inclusive em outros ambientes.
Estou aguardando a regulamentação do Marco Civil.

Na parte de controle dos acessos, uma outra opção seria pensar em serviços
desse tipo: http://www.wspot.com.br/.

O pfsense permite que você use o captive portal com usuários cadastrados
nele mesmo, mas você teria que cadastrar as pessoas previamente (ou
desenvolver algo que faça isso). Há inclusive a opção de usar vouchers com
prazo de expiração. Se não me engano, as soluções com Mikrotik/RouterOS
permitem algo similar (nunca fui lá ver todas aquelas opções do RouterOS).
No caso do pfSense eu não sei se existe uma "caixa com tudo, incluindo a
interface wireless", mas no caso do Mikrotik acho que existe (falta ver a
regulamentação).

Se não houver nenhum tipo de identificação (e ai penso na parte legal e
suas implicações), creio que há inúmeras soluções que poderia usar,
incluindo a "senha de WPA2/PSK" que o visitante pega na entrada. :-)

Sugiro que pesquise também a ideia de usar esse tipo de serviço aliado ao
serviço de Marketing Digital. Uma busca no Google vai apresentar inclusive
algumas outras opções já prontas, com portais na nuvem etc.

Obrigado.

Cássio