[GTER] BGP em R720 DELL

Márcio Elias Hahn do Nascimento marcio at sulonline.net
Mon Jun 1 10:58:05 -03 2015

Então Bruno,

estava olhando aqui e não encontrei onde fala que
cada túnel ngX usa 4M de memória.

Estava olhando esse concentrador
rodando MPD, com 347 clientes conectados está usando isso de memória:

Type InUse MemUse HighUse Requests Size(s)
netgraph_node 2438 705K -
103481 128,256,512,1024,2048,4096
netgraph_hook 6934 867K - 403704
128
netgraph_msg 0 0K - 35949931 64,128,256,512,1024
netgraph 1737 2899K
- 93949 64,256,4096
netgraph_sock 358 20K - 89150
32,128,256,512,1024,2048,4096
netgraph_path 0 0K - 18249081
16,32
netgraph_mppc 0 0K - 3 1024
netgraph_pppoe 350 35K - 75213
64,512
netgraph_iface 347 44K - 4749 128
netgraph_ppp 347 4164K -
4749
netgraph_bpf 4152 519K - 74912 128

Mem: 29M Active, 904M Inact,
625M Wired, 421M Buf, 2382M Free

Fazendo as contas, 347 x 4M, eu
deveria estar consumindo 1388M de RAM...

Não estou com o MULTILINK
ativado também, não sei se é por isso...

Mais se alguém tiver alguma
informação sobre a documentação do NETGRAPH onde cita essa necessidade
de memória e puder me passar...

---

Att

Márcio Elias Hahn do
Nascimento
(48) 8469-1819 / 3524-0700 - marcio at sulinternet.net
INOC-BR:
52977*100
GERÊNCIA DE RECURSOS DE TIC - Sul Internet [2]

 [2]

Em
31/05/2015 18:27, Bruno Cabral escreveu:

> Ola
>
> Quando eu tinha
provedor e fazia PPP (idos de 2005) consegui diminuir muito o consumo de
RAM do pppd desligando a opcao de MULTILINK do Makefile dele e
recompilando. Com 2G de RAM atendia 1800 clientes e ainda sobrava
memória.

> Fica a dica pro teste
>
> !3runo Cabral
>
> --
> Cursos
e Consultoria BGP

da memoria nao sei se voce vai rodar mikrotreko ou outro, mas se for
freebsd por exemplo, a gente sabe que ao custo de 4mb ram por tunel,
entao com os 4G de RAM da l-100 voce nao vai passar de mil tuneis mesmo
SEM TRAFEGO, em trafego o limite vai ser 1G de qualquer forma mesmo que
com poucos tuneis,