[GTER] Enlace óptico 60km+40km

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Jul 29 19:31:17 -03 2015

> Boa noite pessoal,
>
> Estou fazendo um estudo para um enlace optico de 60km + 40km (total -
> 100km). Nesse enlace inicialmente 2,0gb, mas podendo chegar a 10Gb. na
> juncao dos dois enlaces preciso utilizar um switch, pois teremos alguma
> demanda. Preciso de sugestoes de Switches e Transceivers para utilizacao
> nessa rota, pois estou analizando varias possibilidades, inclusive CWDM.
>
> [LOCALIDADE A] <--------- +- 60KM -----------> [LOC B] <---------- +- 40KM
> --------------> [LOC C]

Considerando as diferenças de custo entre 1 Gbps e 10 Gbps, a não ser que
você tenha limitação de pares usados na fibra (caso ela não seja inteira da
sua organização), o melhor agora seria ativar dois pares (4 fibras) cada um
com 1 Gbps unidirecional, usar um switch sem capacidade de 10 Gbps, e
apenas garantir que a fibra tenha a especificação necessária para suportar
10G, e que ao instalar essa característica seja verificada com o
equipamento de certificação.

Uma opção de switch para esse enlace é o ME 3400G-12CS, um switch que tem 4
uplinks SFP (que daria para usar 2 para oeste e 2 para leste fazendo 2 Gbps
nas duas direções) e opções com fonte AC ou DC conforme a disponibilidade
no shelter que você vai ter no meio do caminho. Haveriam 12 portas locais
disponíveis. Ele poderia fazer conjunto com o ME 3400G-2CS de cada lado
para um gerenciamento fim-a-fim bem azeitado. Os 8 módulos ópticos (mais
uns 2 de spare) seriam 1000BASE-ZX.

O desafio aqui é fazer os enlaces, especialmente esse de 60 km, passíveis
de funcionamento em 10Gbps com módulos 10GBASE-ZR (e outros switches) no
futuro.

Rubens