[GTER] BGP com 2 ASs.

Fabiano Ribeiro fabiano.ribeiro at gerenciatec.com.br
Sun Jul 26 13:23:28 -03 2015

Cledir,

     Eu nunca usei o quagga com dois ASNs então não sei exatamente o que
você pode manipular, mas em questão de performance o que pode ocorrer é um
uso maior de memória por causa das duas sessões e se por acaso as duas
estão sendo utilizadas no momento do cálculo da FIB.
     Aqui eu tenho um cenário parecido mas eu utilizo o Bird. No início o
que fazia era fechar as duas sessões direto com a operadora e em uma das
sessões eu dava um "import none;" para não importar nenhuma rota e não
ocupar memória. Mas como era um saco o que faço agora é fechar somente uma
sessão e manipulo e manipulo o as-path do as que não fechei diretamente.
Ficou assim o meu filtro:

function rt_export(prefix set advertised_self_routes;int set
advertised_asns) {
  if (proto = "static_bgp") && (net ~ advertised_self_routes) && (net ~
bloco_a_manipular_aspath) then {
                                                   bgp_path.empty;
                                                   bgp_path.prepend(as de
origem);
                                                   bgp_path.prepend(as
anunciado);
                                                   return true;
                                                   }
  if (source != RTS_BGP) && (bgp_path.first != advertised_asns) then return
false;
  if net_martian() then return false;
  if bgp_path.len > 64 then return false;
  return false;
}

       Uma vez eu perguntei ao kleber da numeração do registro.br, e ele me
informou que é possível sim a transferência do prefixo mas somente todo o
prefixo alocado, o que é o teu caso.

Da uma lida nessa documentação do lacnic:

http://www.lacnic.net/web/lacnic/manual-2 # Sessão 2.3.2.18