[GTER] RES: Router Borda

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Sat Jul 25 21:37:32 -03 2015

Kind of OFF-Topic, mas nem tanto.

Já tem alguns meses que me coço para iniciar pesquisa sobre sumarização da
Tabela Internet.
Os gatilhos foram:
- Pergunta do Ascenço ao cabra da Datacom sobre SDN em Border-Routing numa
GTER de uns 2 anos atrás.
- "Bug"(na verdade é Instalação N-N-F e não bug) das 512K rotas.

E o cenário que venho planejando e melhorando para meu lab é quase esse que
o Fabiano citou.

Além disso, percebo que grandes operadoras vem adotando essa metodologia de
Full-Routing só com os Route-Reflectors(Geralmente Cluster) e Somente
Partial-Routing entre PE e CPE.
   - Sinceramente, como os PEs deles acabam tendo que
   saber a Full-routing de qualquer jeito, não consigo
   enxergar muito bem aonde está o real ganho disso.
     - ?Redução de Updates nas tabelas?
     - ?O que além disso?

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação