[GTER] Sa?da por dois links (sem BGP) dependendo do IP de origem / Netflix IP Range (PTT-SP)

Éliton Claus eclaus at piracicaba.sp.gov.br
Fri Jul 17 11:50:38 -03 2015

Fernando,

O fato de você fazer NAT / DNAT / SNAT via iptables não determina qua a
interface de saída do pacote. Mesmo que você faça o NAT para o IP do seu
'link secundário' o pacote vai ser entregue pelo default gateway no
'link primário' se não houver rota mais específica na tabela.

Algo que pode funcionar, apesar de ser bem rudimentar, é você definir
manualmente os ranges destino que devem sair pelo roteador do 'link
secundário', mantendo o default gateway no roteador do outro link. O
problema aqui é saber quais rotas devem sair pelo 'link secundário' e
também alinhar muito bem as regras NAT do iptables com as regras de
roteamento: se misturar não comunica.

A dica é fazer um shellscript para executar os comandos, lendo um
arquivo texto com os ranges que você deseja dar roteamento diferenciado.

Se você conseguir por algum meio atualizar o arquivo texto com os ranges
e subir via SCP nesse servidor Linux, ótimo. você pode acessar de tempo
em tempo o looking glass do IX SP e gerar o arquivo texto com as rotas
obtidas.

Parei. O texto tá ficando com cara de engenharia de emergência :)

Att.

--
Éliton Claus
Administrador de Redes