[GTER] Gerenciamento/Monitoramento de Logs

Eduardo Meyer dudu.meyer at gmail.com
Fri Jul 10 16:00:03 -03 2015

> Bom dia Senhores,
>
>   Quais soluções vocês utilizam para monitoramento de eventos/logs,
> principalmente de segurança? Poderiam descrever brevemente a solução.
> srv/device -> syslogd -> aplicativo ?

Olha implementei recentemente ELK + syslog-ng.

A concepcao do design ficou:

Linux/BSD/Solaris -> syslog -> syslog-ng -> pgsql -> Logstash (filtra e
parseia), Elasticsearch indexa, Kibana GUI interaje com os dados.

Windows => Event Log -> syslog-agent -> syslog-ng -> (etc)

Antes eu usava syslog-ng com a GUI php dele, foi uma mudança drastica.
Sugiro fortemente experimentar.

Agora estrou trabalhando em automatizar alguns alertas com base em eventos
não esperados/incomuns.

Passo-a-passo que usei de base:

http://www.networkassassin.com/elk-for-network-operations/

Recomendo!