[GTER] Dominio .RIO?

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Jul 9 20:45:33 -03 2015

> Prezado Rubens, e demais colegas,
>
> Na epoca, nos cadastramos como candidatos para um dominio, mas nunca
> recebemos
> nenhum email, telefonema, carta ou qualquer contato a respeito.
>
> Verificando no site deles (http://meudominio.rio), a coisa parece meio
> abandonada:
>
> 1) A pagina principal ainda consiste no botao "Cadastre-se", que quando
> clicado,
>    informa que as inscricoes estao encerradas e recomenda clicar no link
> "O que e'"
>    para "saber quando e como fazer novas solitacoes".

> [...]

Durval,

Como funcionário do prestador de serviços de infra-estrutura de registro
para o .rio, eu só posso comentar informações publicamente disponíveis. São
elas:

Plano de lançamento -
http://newgtlds.icann.org/en/program-status/sunrise-claims-periods/rio

Todo novo gTLD (gTLDs da rodada mais recente) é obrigado a publicar um
plano de lançamento(para outros TLDs basta substituir rio pelo TLD em
questão na URL acima); nesse plano do .rio você pode notar que há as datas
apenas da 1a. fase mandatória (Sunrise, onde podem ser registradas marcas)
e não as datas de disponibilidade limitada ou de disponibilidade geral.

Nesse plano consta também a URL para informações do registry sobre o TLD,
que é http://nic.rio ; na maioria dos novos gTLDs a forma nic.TLD é esse
site ou redireciona para ele. A informação que consta em nic.rio coincide
com a disponível na ICANN de que a data de lançamento não está definida.

Além de acompanhar pelos sites oficiais, um site bastante prático para esse
intuito é o http://calzone.org.

Att.,
Rubens