[GTER] Gerenciamento/Monitoramento de Logs

Francisco V Brasileiro francisco at brasileiro.adm.br
Thu Jul 9 16:24:52 -03 2015

Olá,

Uso bastante o Graylog [1] como solução de monitoração e centralização de
logs.

Os ativos/serviços de rede são configurados para enviar os logs para o
cluster srv-graylog, onde é possível realizar um parser e executar ações
conforme parametrizado por você.

A forma do Graylog receber os logs são várias, desde syslog, push direto do
serviço, à acesso direto aos arquivos. Quanto a isso ele é bem flexível.

Dê uma olhada em na apresentação do SERPRO no último CISL [2].

Tem tambêm o logstash [3], que tem conceito semelhante, mas esse eu ainda
não cheguei a testar, ainda, tá no meu ToDo.

[1] - http://www.graylog2.org
[2] - https://youtu.be/ka-9V6JocDw
[3] - https://www.elastic.co/products/logstash

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o
progresso."
--Joseph Joubert, Pensées, 1842

Francisco Vasconcelos Brasileiro             francisco at brasileiro.adm.br
UIN: 6826562                                          Linux User: #101368