[GTER] PPPoE Offload Hw

Roberto Alcântara roberto at eletronica.org
Mon Jul 6 09:48:03 -03 2015

> mas
> No
> nada
> >
> Mas há, por causa do suporte do Edgerouter da UBNT à offload PPPoE,
> introduzido na versão 1.5.0 (a última versão stable é a 1.7.0, que
> adicionou também offload de GRE).

Show de bola, não sabia disso - e pelo visto já existe a muito tempo
(2011). Tentei buscar mais informações sobre como a coisa funciona, mas
sendo Cavium é dificil conseguir informações técnicas. Para assinar um nda
sobre alguns ci's deles no passado foi um verdadeiro parto...

O CN52xx possui um coprocessador para as tarefas offload, por isso eles
conseguiram incorporar posteriormente este suporte. Como esperado os
relatos são de aumento considerável na peformance, mas são basicamente p/ o
pppoe como cliente atingindo os 1Gbps, sem mencionar a quantidade de pps.

Não achei por lá relatos de uso como servidor PPPoE em provedores, alguém
por aqui usa? Quantas sessões simultâneas e pps (com controle de banda
desligado) ?

Como o reportado em [1] por um funcionário da ubnt o pppoe offload não vai
funcionar se o QoS for habilitado, talvez essa seja a razão para não ver
muito nos provedores menores. Mas ainda parece bastante interessante o uso,
como concentrador pppoe, deixando o próximo roteador do caminho se
preocupar c/ o controlar da banda.

> Algumas das formas de criptografia talvez impossibilitem essa arquitetura
> dupla...

De fato não tinha considerado suportar criptografia. É usual nos provedores
?

> ... sobre FPGA, era exatamente o cerne do Unisphere, depois Juniper série
> E, depois integrado aos outros produtos da Juniper; me parece bastante
> factível implementar o processamento do PPPoE num gate array.

Também não vejo por enquanto nada que impeça, assim como o controle de
banda em filas/pipelines.

Obrigado pelas dicas.

- Roberto

[1]