[GTER] RES: PTT SP

willian pires willian_pires at hotmail.com
Fri Jul 3 09:21:41 -03 2015

Opa camarada acho que podemos estender a ideia.
O PTT é uma "empresa/repartição publica/lojinha" que promove oquê ? Uma melhor internet a todos promovendo melhor conectividade entre os sistemas autônomos.
Pois bem partindo desta ideia:
Precisamos disso uma empresa privada que tenha esse compromisso, exemplo:
Uma empresa abre uma operação muito próxima fisicamente ao PTT-SP e dalidisponibiliza portas de 10/40Gb a todos os sistemas autônomos que quiseremse conectar de forma livre, claro iniciando pelos próprios PIX'S.
O motivo da localidade é a disponibilidade de fibras dessas operadoras e datacenters tem já instalado naquela região.
Qual o custo para os PIX's ?Nenhum.
Qual o custo para os outros AS.
Você paga o seu "sfp/sfp+/xfp/x2" ou uma taxa de instalação em caso de portas GE, mais uma manutenção anual/mensal equivalente a porta que você tem.
Diferenças do PTT.BR: Prazo de atendimento e ativação, capacidade, flexibilidade, mapa de community para bloqueio e prepend de prefixos entre ASN, atendimento 24/7, acesso 24/7, facilidade de instalação "no local".
Vamos dizer que você seja uma operadora/datacenter e quer distribuir trafego por esse IX,você paga N reais para cada vlan bi-lateral que você pedir ou mantem seu trafego no ATM.Vamos dizer que você seja um provedor querendo comprar trafego, você paga N reais para cada vlan bi-lateral que você pedir.
Por um lado você pode negociar com a operadora fazendo com que ela pague pela vlan-bilateral ou você assume o custoe tem uma trafego mais em conta.
Promove-se que a Akamai/Netflix/GoogleCache/Globo/Facebook/PTT-SP sejam conectorizados a esse IX, você começaa criar independência, pois os grandes geradores de trafego estão ali disponíveis e principalmente você cria um real interesse em ASN pequenos com menos de 1Gb de trafego estejam ali conectados pois a alternativas desses é sempre "pagar" por trafego.
Você tem um provedor, opera na linha dos 5Gb tem fibra na região, torne-se um PIX. O PTT impõe numero de fibras,rack isolado, fibra apagada, etc claro isso para um bom serviço mas o próprio PIX é o que mais tem interesse em que um bom serviço seja prestado ali, quando o PTT se impõe desta forma ele perde a vontade colaborativa dos outros.
O PTT é uma ótima ideia e ferramenta, ela só precisa ser abraçada pela iniciativa privada e reproduzida aosmesmo moldes, hoje as alternativas que temos são caras e inviáveis para alguns como você bem citou.
O que precisamos é de algo como acontece em alguns IX's pelo mundo onde alem de uma alternativada gestão de internet local temos iniciativas de IX's privados a preços extremamente convidativos.
Forte abraço e espero que pegue a ideia pelo lado positivo da coisa.
Att