[GTER] PTT SP

Eduardo Ascenco Reis eascenco at nic.br
Wed Jul 1 12:24:45 -03 2015

Prezados Paulo e demais,

On 06/30/2015 10:22 PM, Paulo Dias wrote:
> É, mas a pouco tempo num era assim. Estou na mesma situação para ativar o PTT-RJ.
>
> Precisa melhorar para ser como antigamente..... E entenda antigamente como a um ano atrás ou menos.

Você tem razão.

A equipe do IX.br (PTT.br) também não está satisfeita com a situação
atual com relação ao tempo de atendimento da fila de chamados de ativação.

O caso é conhecido, previsto e foi apresentado na última reunião do PTT
Fórum:

http://ix.br/pttforum/8/doc/02-PTT_Forum8-Estatisticas.pdf

Infelizmente não existiu discussão sobre o assunto no evento.

Tenham certeza que estamos trabalhando. No momento estamos perdendo a
luta, mas estamos longe de desistir da batalha.

Como exemplo, nos últimos dias fizemos uma força tarefa associada a um
PIX de São Paulo, toda a infraestrutura foi refeita, a conexão ao PIX
Central passou de 10Gbps para 40Gbps de capacidade redundante, com a
instalação de um sistema de multiplexação óptica (DWDM) que pode chegar
até 400Gbps redundante.

Na semana passada identificamos 23 chamados pendentes em conjunto com o
hospedeiro desse PIX. A equipe do IX.br e o hospedeiro do PIX estavam
alinhados para ativar o maior número possível de participantes até ontem
(fechamento do mês, prazo importante para o hospedeiro do PIX). Para o
IX.br TODOS os 23 participantes poderiam ter sido ativos.

Porém apenas 4 participantes foram efetivamente ativados, sendo que o
último ocorreu após às 20h de ontem.

Um importante grupo de componentes do prazo de ativação da conexão ao
IX.br está sob o domínio do próprio IX.br, porém há outros componentes
externos que têm grande influência nesse processo, como o transporte e
em especial o próprio participante.

Um outro exemplo é um chamado para ativação de uma porta de 100GE, que
foi aberto em Setembro do ano passado e até o momento ainda não foi
concluído por apresentar pontos de não conformidade técnica. Este
chamado naturalmente teve a sua prioridade de atendimento reduzida para
evitar monopólio de fila, mas ainda consome recursos da equipe do IX.br
(ontem mesmo gastamos ao redor de 3h nele).

Uma quantidade significativa dos chamados de ativações atualmente se
enquadram no que o IX.br chama de migrações, basicamente quando um
participante está ativo em um determinado PIX e decide mudar (ou migrar)
para outro PIX.

Para o IX.br essa migração consiste em uma desativação da conexão antiga
e de uma ativação da conexão nova.

Concluindo, o IX.br entende que atualmente há duas barreiras para a
troca de tráfego (peering) no Brasil, que seguem:

1. Infraestrutura Crítica - Disponibilidade e qualidade de recursos de
Data Centers (energia elétrica e sistemas de refrigeração) e fibras
ópticas externas;

2. Cultura de Sistemas Autônomos (AS) e resultante baixo número de AS no
país e fraca formação (preparo técnico) de muitos existentes.

Segue apresentações de referência sobre o assunto:

Americas Interconnection Summit - Peering in Brazil
http://ix.br/doc/nic.br.ptt.br.ais-sandiego.20150405-02.pdf

GTER39 - PTT.br - Desafios de infraestrutura e Soluções para o crescimento
ftp://ftp.registro.br/pub/gter/gter39/03-PttDesafiosCrescimento.pdf

Atenciosamente,

Eduardo Ascenço Reis

IX.br (PTT.br) - http://ix.br/
NIC.br         - http://nic.br/