[GTER] Balanceamento round robin LACP em swtichs HP 5500

Shine eshine at gmail.com
Tue Jan 27 22:59:31 -02 2015

Kalil,

Nos switches atuais é muito difícil ter um balanceamento LACP sem hashing
baseado em protocolo. Muitos são ajustáveis, mas mesmo assim remover tudo e
virar round robin é improvável nos chips atuais. Se você achar um que faça,
possivelmente vai ter problemas quando precisar fazer upgrade para outros
modelos mais modernos - a não ser que upgrade de rede não seja necessário
no futuro, mas a maioria descarta essa possibilidade.

Mesmo que não exista um protocolo IP, as switches vão usar mac-src, mac-dst
e proto para determinar o hashing. O que poderia ser feito é a aplicação
gerar dois fluxos distintos (por exemplo portas tcp ou udp distintas ou
mac-src/dst), assim ao chegar no switch ele seria balanceado.