[GTER] Edgerouter-8

Paulo Henrique - BSDs Brasil paulo.rddck at bsd.com.br
Tue Jan 27 18:30:46 -02 2015

Sou mais a linha de raciocínio que o "AE Moura" postou,

Tanto em TCO como em ROI o L800 se sai muito melhor que o Edgerouter, e
se colocar os recursos a mais que o L800 ou até mesmo o L100 tem sobre o
edgerouter ( e me atrevo a dizer também sobre as RBs 11xx e 12xx, faz
muitos anos que não uso ) ambos os equipamentos da ServerU são superiores.
Não trabalho mais com provedor, meu ambiente é mais corporativo o que
muda e muito o foco da discussão, porém não troco a flexibilidade que um
L100 ou L800 junto com PFSense/FreeBSD por um MKT ou linux modificado.
Com relação de consumo, é até covardia comparar o consumo elétrico de um
dell R210 ( acho que é menor que existe ) com um L100 ou L800, assim
como é covardia comparar o processamento de um Xeon E3 ou E5 desses
servidores com os Atom que são os processadores utilizados nos ServerUs.

Outra coisa que os ServerUs fazem todos os demais fornecedores de
hardware pagarem mico é a compatibilidade, ServerU é homologado para
FreeBSD/Linux//PFSense/OpenBSD, até hoje não conheço com exceção da
ServerU outro fornecedor de hardware que homologa hardware para tais
sistemas ( Xsystems não vale ).

Com relação a operadores usar Juniper/Cisco não creio que seja tanto ao
fato do "é assim antes e tem que ser assim" , a questão maior é os
demais recursos de gerenciamento que tais fabricantes desenvolvem, eu
não teria coragem de administrar uma rede com 4mil ou 5 mil roteadores
na base de opensource.
Algumas considerações para elas adotarem tais fornecedores.
Tem o fator de RH, o que é muito difícil montar uma equipe descente para
dar suporte a uma rede dessa dimensão.
Fator de treinamento, desculpa mais são poucos os treinamentos em
linux/BSDs que conheço e que realmente prestam, Open Source ainda é
utopia e poucas instituições disponibilizam um curso de qualidade em
sistemas Linux ou BSDs.
Fator econômico, comprar um ou dois roteadores MX80 ou ASR9002 é caro,
mais comprar 100 ou 200 roteadores com contratos de suporte por parte do
fabricante por 5 anos é muito mais barato ( não que essa quantidade de
equipamentos seria algo menor do que 10 milhões mais ainda assim é mais
barato ).
Ultima opnião, Se for vender a rede depois como está acontecendo direto
aqui pelo Brasil, garanto que o valor muda muito entre uma rede baseada
em tecnologia heterogênea open-source e uma rede baseada em tecnologia
Cisco ou Juniper.

E quero é ver o circo pegar fogo !!

Att. Paulo Henrique.