[GTER] Balanceamento round robin LACP em swtichs HP 5500

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Mon Jan 26 18:22:27 -02 2015

Considerando switches normais, se os quadros contiverem pacotes IP, dá na
mesma...

Agora, se você estiver implementando um protocolo novo, que permita
reordenamento de pacotes, então não haveria problema. Mas isso seria
reinventar a roda.

Surpreendentemente, existe uma solução para isso lá embaixo na camada 1:
multiplexação a nível de 'bitstream'. Várias tecnologias de rede fazem
isso, um exemplo é o transporte de 40 Gbps em quatro canais de 10 Gbps. Mas
isso exige uma implementação em hardware na camada física, que está fora do
nosso alcance normal.

Outra solução interessante, que eu Lu ano passado mas sinceramente não
lembro onde, é de  fabricante que modificou um algoritmo de multiplexação
de links para fazer uma compensação automática dos delays de transmissão e
reordenar os pacotes no destino. Em outras palavras: ele calcula direitinho
o tempo de chegada de cada pacote e consegue consertar a ordem no destino.
O algoritmo é muito bacana, muito engenhoso, mas é proprietário e não sei
se está disponível em switches de mercado.

A pergunta mesmo é: você precisa mesmo fazer LAG? O desempenho atual não é
suficiente? Então talvez seja hora de migrar para 10 Gbps, ou 40/100 Gbps
ser você já estiver em 10 Gbps.

Carlos Ribeiro