[GTER] Balanceamento round robin LACP em swtichs HP 5500

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Mon Jan 26 17:34:36 -02 2015

Kalil,

Não se deve nunca, em nenhum hipótese, fazer "round robin" simples de
pacotes. Entendo os seus motivos para querer fazer isso, eu também gostaria
muito de fazer nos meus links, mas é importante que você entenda porque
isso não é possível, e nem mesmo desejável. E isso é geral, não é só com
HP, mas com Cisco, Juniper, etc.

Se você fizer distribuição "round robin", fatalmente terá situações em que
os pacotes chegarão do outro lado fora de ordem. Pacotes fora de ordem
quebram a transmissão em TCP e confundem os controles de comunicação que
usam UDP/RDP também, causando descartes de pacotes, retransmissões, etc.
Isso acaba com a performance da rede.

Existem duas situações que causam reordenação:

1) A primeira, e mais óbvia, é se os dois links tiverem tamanhos
diferentes. Neste caso o delay de transmissão é diferente e isso pode fazer
com que um pacote que foi transmitido depois chegue antes ao destino.

2) A segunda situação, que não é tão óbvia e por isso "passa batido", é
quando você tem dois links idênticos, só que os pacotes variam de tamanho
fortemente. Com milhões de pacotes passando, é absolutamente certo que de
vez em quando, você vai dar "azar" de colocar pacotes maiores em uma
interface e menores na outra. Resultado: uma fila fica mais curta e começa
a andar mais rápido e os pacotes pequenos "passam na frente" dos grandes.
Na hora que isso acontecer (e não se preocupe, vai acontecer
"estatisticamente o tempo todo) dentro de uma conexão TCP ou pior ainda,
com um fragmento IP, você terá um problema sério com perda de performance.

É por isso que os switches e roteadores tem vários algoritmos de
distribuição de tráfego. É comum ter uma diferença variável, no máximo da
ordem de 10% a 15% entre os dois links, não mais do que isso. Mas como tudo
é aleatório, você pode estar com uma distribuição pior. Mas não há o que
fazer.

Há soluções mais avançadas para isso, incluindo engenharia de tráfego e
certos tipos de "source routing" (como é o caso do PBR da Cisco). Mas são
apenas para contornar situações específicas, e agregam mais complexidade ao
cenário.

Espero ter ajudado...

*Carlos Ribeiro*
*Sócio*