[GTER] Roteamento entre dois routers que possui lans com mesma faixa de ip

railton farias railtonfarias at gmail.com
Fri Jan 16 22:09:58 -02 2015

Desculpem a demora no meu posicionamento,

Realmente Bruno Cabral a bridge e mudança de IP para não coincidir é uma
alternativa mais simples.

No caso de qualquer maneira o tráfego será tratado pelo firewall por se
tratar da mesma subrede em ambos os lados, pode haver algumas pequenas
mudanças na regra já que o ip do servidor será alterado. Enfim, comunicação
de rede terá. Que no caso do nat no servidor teria que usar um ip mascarede
para simular outro ip e realizar a comunicação como se não houvesse ip
semelhantes. Não é isso?Eu me lembro que foi utilizada esse tipo de solução
como uma alternativa de não se realizar tantas configurações em um link
provisório onde havia uma mudança de uma sede antiga para a sede nova.
Porque os funcionários já teriam que estar na sede nova mas os serviços
seriam acessados na sede antiga. Então foi contratado um link via L2 para
acessar os serviços da sede antiga. E no caso teria que realizar
configurações no router da sede nova, como rotas para a sede antiga, porém
na sede antiga muitos serviços de roteamento era feito pelo firewall e
alguns roteamentos eram feitos pelo core. Então para evitar tanta
configuração, pois no caso teria que acionar a equipe de segurança. Nosso
cliente achou mais prático criar um servidor que fazia parte da rede da
sede nova, mas que usava um ip mascarede que simulada estar na sede antiga
e então tudo era feito nesse servidor em relação ao roteamento da sede
antiga para a sede nova e da nova para a antiga, e no caso eu só deveria
liberar no core da sede antiga quais as vlans que deveria passar por esse
servidor que logicamente estava na sede antiga e faria o roteamento antes
feito pelo firewall e/ou core
Isso foi usado de forma provisória e que realmente não é algo trivial, pois
teoricamente a interface de um servidor não trabalha da mesma forma que a
interface de um router, onde se segue uma estrutura que pode ser capaz de
de controlar o delay como a fila de hardware, fila de software e
processamento.

Bom espero não ter confundido tanto na explicação.

Abraço!

*Atenciosamente,*

*Railton Farias Dias*
*railtonfarias at gmail.com <railtonfarias at gmail.com>*