[GTER] Combinação mais estavel para usar Quagga: CentOS ou Ubunto?

Evandro Nunes evandronunes12 at gmail.com
Fri Jan 16 21:10:34 -02 2015

> Quagga, mas acho que está exagerando um pouco com relação ao Quagga,
> pelo menos com relação às versões atuais. Utilizamos o Quagga + FreeBSD
> ha mais de um ano e até hoje não sofremos com nenhum bug ou travamento.

sempre que sofri com os bugs mais sérios, era linux ou BSDRP.
quando fui pra freebsd ja foi openbgp mas com bsdrp hoje mesmo tive 2
problemas.
mas mesmo com bsd vamos a lista de problemas só entre ontem e hoje:

1) acabei de ter que dar um cease em um anuncio vindo da Intelig porque
existiam "rotas presas".
2) outro problema, em uma sessão com um cisco, ficou variando de OPEN pra
IDLE, um cease e tudo funcionou.
3) uma rota com um AS de 4-byte fechando com 23456 com um cisco velho,
sessão estava de pe por semanas mas caiu, ao voltar parou de aceitar 23456
no OPEN, dizia AS inaceitável. reload, cease, tudo de direito foi feito mas
só voltou a funcionar quando matei o daemon e reiniciei. ou seja sem motivo
pra parar. sem motivo pra voltar com restart do daemon mas não voltar com
reload ou cease. só pode ser bug, por deus né rsss.

todos esses erros foram em um bsdrp 1.52, ou seja quagga 0.99.22 e freebsd
10-stable
sei que tem bsdrp 1.53 e 1.54 mas nesse escritório não tive a oportunidade
de migrar.
quando migrar não será pra outra coisa que não openbgp.

infelizmente não é o caso de exageros nem experiência passada com algo
velho.
o trauma prévio persiste. meu quagga sempre da zebra (kkk acho que gostei
do trocadilho infame).

o que noto claramente é que quagga sobre freebsd é muito mais estável no
que diz respeito entre interações RIB e FIB, por exemplo ter rota na RIB
mas não ir pra FIB ou continuar na FIB mesmo quando a rota já não existe
mais na RIB foram comportamentos que só tive em linux e nunca em freebsd.
ja outros bugs, estão ai.. (ou pelo menos estão aqui).

<maldade>
vai me dizer que voce nunca deu um restart, um cease, sem razão de ser mas
depois de dar algo que não funcionava com reload voltou a funcionar no
quagga? rss se isso nunca aconteceu com você duvido que seja quagga kkkk
</maldade>

> Tudo bem que nosso cenário não é complexo, somos trânsito de alguns ASes
> e possuímos peering com alguns upstreams e PTT, nada demais. Outra
> coisa, realizei alguns testes com o Quagga, Bird e OpenBGPD que se
> baseava em receber uma tabela de rotas full (500K+), aplicar alguns
> filtros e injetar as rotas no kernel (FreeBSD). O consumo de cpu do bird
> se mostrou muito inferior ao OpenBGPD e ao Quagga, inserindo as rotas na
> FIB em tempo bastante aceitável, pelo menos para esse cenário.

pois é.
ou seja comportamento exatamente oposto do que o lucas teve.
eu também sempre notei o bird mais rápido e mais eficiente em termos de cpu.
sem reclamação nesse sentido.