[GTER] Projeto de Uso compartilhado de postes- coelba

Guilherme Stuermer gstuermer at gmail.com
Sat Jan 10 12:39:29 -02 2015

Ocupação do poste (entenda-se controle de infra-estrutura/recursos) cabe ao
proprietário, nesse caso pelo que você citou, a concessionária de energia.
Até porque se a dona do poste não souber quem está ocupando o poste, como
irá cobrar (de quem) pelo aluguel? Imagino que seja também obrigação legal
dela junto a Anatel ter o controle disso.

Imagino que ocorra o que colega citou, por falta de organização e controle,
passam essa obrigação ao "cliente". Sem contar que deve haver muito cabo
pirata em alguns postes por ai.

O que o locador/cliente deve apresentar, isso sim, é um diagrama de
esforço, a tração adicional gerada pelos seus cabos que deseja passar. A
concessionária precisa disso para avaliar se o poste aguenta a carga extra
ou não.

Por esses e outros motivos muitas empresas optam por alugar rede existente
via operadoras. Apesar de sair mais caro, evita este tipo de dor de cabeça
e economiza manutenção (se o poste cair, cabo romper, o custo é da
operadora em restabelecer).

Guilherme