[GTER] Aumento de Energia para DataCenter

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Sat Feb 28 00:10:55 -03 2015

Boa noite Felipe.

Acredito que em um primeiro momento vai haver o repasse o que é
inevitável a não ser que se possa começar a desligar coisas aqui e ali,
o que é meio difícil dentro de um Datacenter.

Por outro lado algo mais efetivo é Virtualizar aonde possível.
Provavelmente muitas empresas já fizeram a lição de casa e virtualizaram
muita coisa, porém sempre tem algo a mais que pode ser virtualizado.
Muitas pessoas acreditam que determinados servidores ou serviços não
podem ser virtualizados e acabam por manter diversos servidores físicos
'idle' consumindo energia desnecessariamente. Com pouquíssimas exceções
as quais já citei aqui em outras mensagens, a vasta maioria das coisas
pode sim ser virtualizadas, tranqüilamente. Costumava dizer ao pessoal
de Vendas que na dúvida dava pra virtualizar.
Já peguei muito cliente que deu pra reduzir para praticamente 1/3 o
número de servidores físicos sem qualquer impacto na performance. O
ultimo projeto que trabalhei reduzi uma plataforma de 40 servidores
"parrudos" e bem energy-hungry para apenas 13, portanto é sempre
possível e economia é significativa.
Além do custo de energia que diminui tem também o custo de pessoal pra
manter menos servidores que não é pequeno e dá pra abater no extra da
conta de energia.

Por fim outra coisa que eu vejo como possível para alguns Datacenters,
porém requer certo investimento a longo prazo, é a geração de energia
própria incentivada pela Resolução ANEEL 482 de 17 de Abril de 2012 que
regulamenta a Micro e Mini geração de energia através de fontes
renováveis. Mesmo que um Datacenter esteja localizado em um local
urbano, com um telhado de área pequena ou pouco vento, é possível montar
uma fazenda Solar ou Eólica em locais mais afastados da cidade, desde
que esteja dentro da mesma área de atendimento da mesma concessionária
de energia elétrica e mandar creditar a energia produzida por essa
fazenda na conta de energia do Datacenter.
Estou fazendo um trabalho de Pós Graduação sobre energia renovável e em
cálculos preliminares, para residências e comércios, considerando o
preço atual da energia o investimento paga-se em média em 7 - 8 anos.
Sim é longo, porém os governos Federal e Estaduais tem feito mais
desonerações fiscais que tenderão a diminuir esse tempo, como por
exemplo a possível retirada do ICMS da energia produzida, além da
diminuição dos impostos de importação dos produtos usados na geracao.
Estima-se que se essas desonerações ocorrerem (e devem ocorrer pois o
governo está desesperado), considerando também o aumento do kWh em si,
esse valor para retorno do investimento pode baixar para cerca de 5
anos. Talvez ainda seja longo prazo, porém após pago é praticamente
lucro pois a vida util dos equipamentos é longa (cerca de 25 a 30 anos
para os painéis) e a manutenção baixa. A Resolução da ANEEL permite
gerar até 1MW sem muita burocracia.

Abraços.
Fernando Frediani