[GTER] Hardware ServerU L-100 / L-800

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Feb 27 14:46:25 -03 2015

> Então eu trabalharia com eles como trabalho hoje, sempre com 2 caixas
> >

> convenhamos é melhor mesmo ter redundância de caixa do que uma caixa com
> redundância de fontes, e não sei como seria no caso de um appliance serverU
> mas servidores normalmente, barebone, só mobo e chassi, uma caixa com fonte
> redundante sai quase o valor de duas

Do ponto de vista de continuidade é melhor, mas em tempo de recuperação é
pior. Apesar de você ter dito que com 2 caixas tem 0 de downtime,
tipicamente vai pelo menos 1 minuto aí.

Dito isso, em todos esses anos nessa Indústria Vital, eu nunca vi uma fonte
queimar por falha da fonte (só por descarga elétrica, mas aí não é fonte
redundante que resolve)... mas eu já vi muito disjuntor desarmando,
no-break falhando, gerador não dando partida. Assim, o grande valor que
vejo em fonte redundante é permitir circuitos de energia distintos que
sejam construídos de forma independente... quem tem equipamento com fonte
redundante ligado no mesmo circuito está desperdiçando dinheiro e se
iludindo sobre reais chances de falha.

Rubens