[GTER] OffTopic - NTPD vs OpenNTPD

Luiz Otavio O Souza lists.br at gmail.com
Tue Feb 24 15:40:22 -03 2015

[...]
> Bom dia,
>
> Um RTC DS1307 custa 6 dólares, tenho ele rodando com Beaglebone Black, pinagem simples e te garante um relógio de baixo custo.

É preciso tomar cuidado com o DS1307 porque ele precisa ser alimentado
por 5v (não funciona com 3.3v) e apenas as linhas de dados funcionam
com 3.3v, o que faz com que ele funcione na RPi ou na BBB, porém é
preciso tomar cuidado e retirar quaisquer resistores pullup que
estejam conectados no 5v de alimentação do RTC.

Existem outras soluções 3.3v como o DS1338, DS1339, DS3231, etc.

Outro problema é que nesse caso o RTC somente prove a referencia de
data e hora quando o sistema boota (data e hora atual), mas não
fornece uma referencia precisa de clock (não faz diferença a precisão
do RTC pois depois do boot o sistema mantém o horário por meios
próprios - timers do SoC - não usando qualquer referencia do RTC).

Luiz