[GTER] Ajuda BGP

Bruno Cabral bruno at openline.com.br
Sat Feb 7 09:35:08 -02 2015

Balanceamento de carga (entrada): divida o bloco em duas metades, anuncie cada metade em uma operadora e o bloco inteiro nas duas. Sugiraram prepend, mas isso nao vai te dar um controle muito fino sobre a divisao

Saida: voce pode receber roteamento full+default das duas, default+parcial, so default ou uma combinacao delas. Se nao sabe nada sobre BGP full em todas funciona, mas default+parcial em ambas e selecionar (via filtro) a rota default da operadora padrao deixando a outra como backup tambem resolve

Cliente: aceite os prefixos dele apenas na sessao com ele, e libere para as operadoras na sua sessao com elas. Nao esqueça de re-enviar os formularios informando que tem um cliente com AS e bloco

Coisas que podem dar errado: o roteamento do cliente ate voce passar por sua rede interna. Ai vai depender de como sua rede interna é (iBGP, OSPF, fechar o /30 do cliente direto na borda etc.); Nao receber full nem default e ficar sem saida em caso de queda de uma das duas por usar rota default estatica; Filtro voce sabe fazer, confere?

Sugiro assistir essa palestra e ler o PDF

ftp://ftp.registro.br/pub/gter/gter29/videos/mp4/gter-10-PTTLocalRemotoTransito.mp4
http://ptt.br/doc/gter29.caso-as-ptt.2010051507.pdf

[]s, !3runo Cabral

--
Cursos e Consultoria BGP