[GTER] Balanceamento round robin LACP em swtichs HP 5500

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Tue Feb 3 20:34:37 -02 2015

Durval,

De fato ECMP é L3. Mas na prática, os problemas se tornam semelhantes,
apesar das diferentes possibilidades técnicas.

Eu conferi a documentação da HP e ela tem uma "pegadinha", pois fala em
ECMP com round robin, mas usa um hash com o endereço IP, ou seja... não é
round robin puro.

Nesse sentido também é interessante notar que há implementações de port
aggregation que operam em L2 mas usam o hash de pacotes incluindo até
partes do header L3 (endereço IP) ou L4 (porta TCP). Não quer dizer que ele
faça roteamento, apenas que o chipset usa essa informação diretamente dos
pacotes IP. Não sei como ele faz com o tráfego que não é IP nesses casos...
(se é que sobra algo hoje em dia!!!).

*Carlos Ribeiro*
*Sócio*
Cel: +55 (31) 9303-3366